quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DENTES DE LEITE... FONTE DE CÉLULAS-TRONCO

dente-de-leite

Dentes de leite e células-tronco

        Ok! Se você ainda não se convenceu da importância de se cuidar dos dentes de leite, aí vai mais um motivo nada menos do que EXCELENTE: recentes pesquisas mostram que eles são fonte de células-tronco. É isso aí!  

 

E o que os dentes de leite têm a ver com isso?
          Muita coisa! Eles são fonte de células-tronco do tipo adultas, ou seja, células que não têm o mesmo potencial das embrionárias para formar diferentes tecidos do corpo, mas que ainda não se especializaram totalmente em uma função específica. Trocando em miúdos: ainda guardam uma certa capacidade de se diferenciar e alguns tipos de células. E com um detalhe importante: são de fácil acesso!
          Para se ter uma ideia da grandiosidade destas células, um recente trabalho de pesquisa realizado pela biomédica Bábyla Geraldes Monteiro, do Instituto Butantan, em São Paulo, mostrou que as células-tronco retiradas de dentes de leite podem tratar uma lesão no olho! Não é incrível?
          A partir do ano que vem (2011), a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) deverá contar com um laboratório para o cultivo de células-tronco obtidas a partir de dentes de leite.  O projeto para esse centro de pesquisa ocorre em parceria com a King’s College, uma universidade inglesa.
          Viram só, papais e mamães? Não param de aparecer razões para se cuidar dos dentinhos da meninada! Assumam esse compromisso com seus filhos e levem-nos ao dentista! Garanto que não vão se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário