domingo, 12 de dezembro de 2010

CONVULSÃO (1)

O que é?


 
Terminologia

O termo correto é crise epiléptica, mesmo para pessoas que não sofrem de epilepsia. Agora, para alguém ser considerado epiléptico, é necessário haver mais de uma crise.

Números mundiais

Cerca de 1% das pessoas é epiléptica e 2% a 5% das crianças já sofreram uma convulsão causada por febre.

Tipos de crises epilépticas

As crises podem ser generalizadas em toda a superfície cerebral e atingem todo o corpo - ou parciais - que envolvem apenas uma região do cérebro, tendo efeito em apenas uma parte do corpo.
Dependendo da área cerebral afetada, a pessoa não entra em convulsão, mas experimenta outras reações.


A - Pernas
B - Tronco
C - Braços
D - Face

Crise na região central posterior gera a sensação de dormência. Mais para o alto do cérebro a sensação é na perna. Mais abaixo, no rosto.

A região occiptal (posterior) é responsável pela visão. Uma crise nessa área provoca alucinações, como raios ou bolas coloridas.


O distúrbio, acontecendo na região responsável pela audição, pode fazer o indivíduo ouvir sons como zumbidos bastantes fortes, sinos e ruídos.
 
A crise surgida em uma determinada região pode se estender por toda a superfície cerebral - tornando-se generalizada. As características mais marcantes são fortes contrações musculares, salivação e perda de consciência.

Quando acontece na região central frontal, a descarga gera convulsão em alguma parte do corpo. Pode ou não causar perda de consciência.

Na região frontal, a reação gerada é a torção da cabeça, enquanto os olhos se voltam para o lado oposto. A pessoa sente um profundo mal-estar.

Nesta área do cérebro, um distúrbio costuma causar suor em excesso, rubor na face ou palidez.kç

Nenhum comentário:

Postar um comentário