quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

BANCO DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (BSCUP)

O INCA inaugurou o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), o primeiro banco desse tipo do Brasil, visando aumentar as chances de localização de doadores, para os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea.
A doação é gratuita. Nenhuma gestante que adere ao programa de doação do INCA tem qualquer custo.

As chances de um brasileiro localizar um doador em território nacional é trinta vezes maior que a chance de encontrar o mesmo doador no exterior, segundo pesquisa realizada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Isso ocorre devido às características genéticas comuns à população brasileira.

Além disso, o BSCUP pretende ser um projeto piloto para a instalação de outros bancos brasileiros e para treinamento de profissionais e regulamentação desta atividade.

No exterior, existem mais de cem bancos, com mais de 180 mil unidades de cordão congeladas.

O material é colhido atualmente no município do Rio em três maternidades: Maternidade Municipal Carmela Dutra, Hospital Naval Marcílio Dias e na Pró Matre. Nas maternidades, o INCA possui uma equipe de enfermeiras devidamente especializadas e capacitadas para a triagem e coleta de SCUP, se segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para mais informações sobre o Banco do INCA, ligue para 2506-65


(FONTE:http://sobaoticaespirita.spaces.live.com/blog/cns!B5B455B6FD2D5E2E!669.entry )

ALGUMAS NOTÍCIAS DE BANCOS DE SANGUE:

* Hospital de SP inaugura sexto bancopúblico de cordão umbilical do país


* Ceará terá banco público de cordão umbilical

Nenhum comentário:

Postar um comentário